O Museu Solomon R. Guggenheim e o AMO, estúdio de investigações de Rem Koolhaas, anunciaram um novo projeto de pesquisa que explora as "mudanças radicais no campo, nas vastas áreas não urbanizadas do planeta", e que resultará em uma exposição no museu projetado por Frank Lloyd Wright em meados de 2019.
O projeto conduzido por Koolhaas e seu think tank AMO dá seguimento a uma pesquisa já iniciada pelo arquiteto e estudantes da Harvard Graduate School of Design.
Dirigida pelo Curador de Arquitetura e Iniciativas Digitais do Guggenheim, Troy Conrad Therrien, a exposição usará dados recolhidos nas áreas não urbanizadas de hoje - um campo frequentemente ignorado pelos arquitetos, que têm seu foco direcionado para as cidades - para tentar prever como estas regiões estarão no futuro próximo. Timidamente intitulada Countryside: Future of the World, a pesquisa abrange uma ampla gama de tópicos antropológicos e tecnológicos, incluindo inteligência artificial e automação, experimentação genética, radicalização política, macro e micro migrações, gestão territorial em larga escala, ecossistemas humano-animal e impacto do digital no mundo físico.
"O fato de que mais de 50% da população mundial agora vive nas cidades se tornou uma desculpa para ignorar o campo", disse Koolhaas. "Por muito tempo fui fascinado pela transformação da cidade, mas, depois de observar o campo mais de perto nos últimos anos, fiquei surpreso com a intensidade das mudanças que acontecem ali. A história dessa transformação é amplamente negligenciada, e é particularmente significativo apresentá-la em um dos grandes museus do mundo localizado em uma das cidades mais densas do mundo."
"O Guggenheim tem apetite por experimentação e crê no potencial transformador da arte e da arquitetura", acrescentou Richard Armstrong, diretor do Museu e Fundação Solomon R. Guggenheim. "Estamos ansiosos para nos reaproximar de Rem Koolhaas, um dos mais importantes pensadores da arquitetura atualmente, e embarcar com uma equipe global de pesquisadores em uma jornada intelectual que trará o campo de volta ao radar cultural e produzirá informações urgentes sobre os modos como nós humanos continuamos a moldar e sermos moldados pelo mundo que nos rodeia."
Mais informações sobre Countryside: Future of the World serão divulgadas em breve.